Depois do sim, de Taylor Jenkins Reid

Os romances românticos não fazem muito o meu estilo. É bem mais provável que vocês me vejam mergulhada em um suspense, um drama ou um livro de não-ficção. Ainda assim, decidi começar a leitura de “Depois do Sim” por dois motivos. Primeiro, porque já li outros livros dessa autora e gostei da maioria. O segundo motivo, embora difícil de admitir, é que faz tempo que viver um romance na vida real parece algo distante para mim. Assim, ler sobre um foi a alternativa mais próxima que encontrei.

“Somos capazes de amar e odiar, sentir saudade e desprezo, tudo ao mesmo tempo. Nunca mais queremos nos ver, mas ao mesmo tempo nos recusamos a desistir”.

Quem leu ou assistiu “Um Dia” certamente se lembra do casal Emma e Dexter. Uma cena marcante é quando eles se abraçam, e Emma diz: "I love you, Dexter, I just don’t like you anymore." O livro de Taylor aborda exatamente essa complexa e dolorosa dualidade: o momento em que você percebe que talvez tenha deixado de gostar da pessoa que ainda ama.

Em “Depois do sim” conhecemos o casal Lauren e Ryan. Eles se conheceram aos 19 anos começaram a namorar, depois de alguns anos se casaram e, no total, estão juntos há 11 anos. Ou seja, eles são um casal jovem – estão com 30 anos – e já têm muitos anos de relacionamento. Tudo fluiu muito bem durante esses anos, mas atualmente estão passando por uma crise, com dificuldades de entender um ao outro, parecem desconectados e pequenas coisas do dia a dia o irritam profundamente.

“Estamos brigando porque não sabemos o que fazer para ser felizes. Estamos brigando porque não estamos felizes. Estamos brigando porque não fazemos mais o outro feliz. E, falando pelo menos por mim, estou irritada com isso”.

Por isso decidem ficar um ano separados. Sem qualquer tipo de contato um com o outro. Não podem ligar, mandar mensagem, nada. E, passado esse ano, eles pretendem se reencontrar e decidir o que fazer: divórcio? Ou encontrar uma forma de continuarem juntos?

Pessoalmente não me sinto apta a julgar um casal que está, em conjunto, tentando encontrar uma maneira de tomarem a melhor decisão. Ficar um ano separados parece complicado e difícil? Com certeza. Mas foi uma decisão tomada em conjunto e que fez sentido pra eles, então, quem seria eu para julgar? Mas a contrário de mim, a família da Lauren tem certa dificuldade de compreender essa decisão. Ela precisa encarar algumas conversas difíceis e vários julgamentos.

Nós, leitores, temos mais contato com a história da Lauren, o ponto de vista do Ryan não aparece tanto. Apesar de acompanharmos um casal vivendo uma decisão atípica eu achei todo o desenrolar da história muito coerente. E a história dos demais personagens – família e amigos de Lauren – é bem desenvolvida e agrega à história.

"Sei que às vezes é isso que desejamos; respostas testadas e comprovadas para tornar nossas decisões bem mais fáceis. (...) Algumas pessoas precisam ter mais limites externos, outras menos. Alguns casamentos precisam de mais distanciamento, outros, de mais intimidade. Algumas famílias precisam de mais sinceridade, outras, de mais gentileza. Não existe resposta que sirva para todos". 

Achei interessante como a autora conseguiu mostrar que as expectativas do que cada pessoa espera de um relacionamento é bem particular. É plural nossa maneira de ser e nossa maneira de nos relacionar. Entender e respeitar isso no outro pode ser difícil, mas é importante. Podemos olhar para certas decisões tomadas por outra pessoa e pensar: "eu nunca faria isso". E está tudo bem. Cada um tem sua forma particular de dar sentido às suas escolhas.

Nota: ★★★★

Título: Depois do sim

Título Original: After I do

Autora: Taylor Jenkins Reid

Tradução: Alexandre Boide

Páginas: 320

Editora: Paralela

Se interessou pela leitura? Compre o livro através desse link e ajude o site com uma pequena comissão sem pagar nada mais por isso .

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e vamos continuar conversando sobre o assunto!